Para encontrar um novo emprego, para conseguir uma promoção, para que você possa ser notado e valorizado na organização que está, e também para dizer ao mercado de trabalho o que você faz e quem você é. Temos vários motivos para zelarmos pela nossa marca e deixar claro o que estamos buscando profissionalmente.
Investir na sua diferenciação e visibilidade é sem dúvida uma estratégia importante para sua carreira.
Eu tenho aprendido muito sobre isso quando observo o meu negócio e as mudanças que precisei fazer nesse sentido, como também quando estou nas reuniões com clientes, onde percebo que isso é importante para muitos deles.
Vou falar um pouco sobre a minha vivência nesse tema:
Eu comecei com o site, busquei uma agência para me ajudar a estruturar minha marca e, logo depois, entendi a importância de compartilhar conhecimentos e o quanto isso me diferencia e me ajuda a sobressair no mercado em que atuo. Abordando sobre Coaching Executivo, liderança e dicas sobre carreira, consegui informar qual a minha especialidade. E isso me trouxe boas consequências: ganhei mais visibilidade e me conectei com pessoas que têm interesse no crescimento e em melhorias nessas áreas. Isso trouxe a oportunidade de pessoas me encontrarem.
E o principal é que, hoje, isso faz parte da minha rotina e da minha missão de ajudar outras pessoas profissionalmente.
Ainda tenho alguns desafios que aos poucos estou superando, para conseguir intensificar a minha marca e também poder contribuir para o crescimento de outras pessoas.
Eu preparei algumas dicas que considero úteis para elevar sua visibilidade profissional, são elas:
- Transmita informações sobre sua marca, deixe claro o que você faz e qual sua expertise;
- Busque parceiros para discutir o que pode ser apresentado sobre você e o que você pode compartilhar com as pessoas;
- Escreva artigos ou posts sobre assuntos que você conheça e domine;
- Use o LinkedIn para deixar mensagens que sejam relevantes e que falem um pouco sobre o seu trabalho, ou compartilhe aquilo que você acredita ser valioso ou interessante;
- Participe de eventos, reuniões e outros diálogos dentro da empresa. Se as pessoas não souberem quem você é, você possivelmente não será promovido;
- Tente não fazer julgamentos tão duros com você mesmo, isso pode dificultar sua rotina em implementar essas ideias.
Sendo assim, de forma bem objetiva, comprometa-se em cuidar da sua visibilidade profissional, faça a mensagem chegar nas pessoas que precisam saber o que você faz e quem você é. Tenha um espaço para falar sobre seu trabalho, para criar conteúdo – seja um site, blog, LinkedIn, Facebook ou em uma sala de reunião.
Essas são algumas dicas de como você pode ganhar mais visibilidade profissional. Verifique o que você está fazendo para ser reconhecido profissionalmente e crie um caminho para potencializar sua marca e alcançar o que você quer para sua vida profissional.
Preparei um projeto especialmente para ajudar pessoas que queiram discutir esse e outros temas relacionados ao posicionamento estratégico e crescimento profissional.
Futuro em Foco é um programa que foi idealizado de forma muito especial para esse momento que estamos vivendo e para ajudar pessoas que buscam alcançar um próximo nível na carreira.
Eu adoraria ouvir seu comentário sobre este tema e se esse conteúdo o ajudou a refletir sobre sua marca profissional.