30.05.2019

A vida é boa, e pode ser boa para quem trabalha com você

  • Home /
  • Blog /
  • A vida é boa, e pode ser boa para quem trabalha com você

Sua equipe sorri? Esta é uma pergunta simples, mas que responde muitos questionamentos quando falamos sobre eficácia em liderança. Sempre falo para os líderes que acompanho nos processos de Coaching Executivo: quem poderá dizer se você é um bom líder ou não, é a sua equipe.

A verdade é que, se você trabalha com o líder certo, você melhora, cresce e se desenvolve profissionalmente. Entretanto, muitos chefes fazem a vida da equipe muito mais difícil.

Um líder pode agregar muito ao crescimento profissional de uma pessoa, e ajudar com que esse profissional tenha uma carreira de sucesso. E uma equipe pode ajudar muito um líder a entender como ele pode se desenvolver e crescer na liderança. Construir essa relação de confiança e respeito entre líder e equipe é fundamental para bons resultados nessa relação tão importante dentro de uma companhia.

Se você quer ser melhor como líder, precisa ouvir o que sua equipe pensa sobre você. Esse é o primeiro passo. Sugiro sempre que meus clientes façam uma lista de pessoas, que nomeamos como Stakeholders ou correspondentes, e a partir desta relação chegamos nas informações mais preciosas e interessantes para o levantamento do que precisa ser melhorado nessa liderança.

Importante destacar que nesta lista não estamos selecionando amigos, estamos selecionando pessoas importantes para o desenvolvimento do líder. É através destes nomes que será possível entender e identificar o que funciona bem e o que precisa ser mudado na liderança deste profissional.

Quando falamos em melhorias na liderança, as respostas nem sempre estão dentro de você, precisamos perguntar às outras pessoas.

Entendo que, quando você envolve sua equipe em um processo de feedback do líder, muitas coisas boas acontecem através dessa ação. E uma delas é a relação de confiança entre líder e equipe, que começam a trabalhar juntos em prol de um objetivo comum.

Pergunto ao líder o que ele vai fazer a respeito dos feedbacks recebidos, e as respostas são sempre muito positivas. O líder compartilha com a equipe seu projeto de crescimento em liderança, e ao mesmo tempo ajuda essas pessoas a também alcançarem mudanças positivas. O efeito disso é um grande movimento de melhorias dentro da organização. Todos compreendendo que um ambiente de trabalho pode ser muito mais leve e produtivo quando temos líderes mais preocupados em serem melhores como pessoas, e mais interessados em ouvir o que a equipe pensa sobre ele. Afinal, tudo se resume em uma relação de gente para gente.

Temos em média 10 lideres durante nossa vida de trabalho. E o que isso significa? Que precisamos ter lideres melhores, e mais interessados em ouvir sugestões de melhorias. Que entendam a importância de estar conectado com sua equipe, e que seja agradável conviver com esse líder.

Liderar é um processo. Se importe com sua liderança, se interesse por saber como é trabalhar com você, e qual o impacto de suas atitudes como líder na vida dessas pessoas que você conduz. Entender sua equipe e suas particularidades, e ter um canal de comunicação com elas, é sem sombra de dúvida o melhor caminho para ter uma liderança assertiva.

Se você depois de ler esse texto decidiu que precisa melhorar como líder, que é importante entender e identificar pontos relevantes para seu crescimento em liderança, converse com sua equipe, busque informações externas que facilitem a descoberta do que está funcionando bem, e aquilo que precisa ser modificado.

Afinal, quem decide se sua liderança está boa ou não? Quem é o consumidor da sua liderança? Quem pode ajudar nas descobertas dos seus pontos chave, para o seu desenvolvimento como líder?  É isso, simples! Converse com sua equipe e escute o que essas pessoas tem a dizer para você.

E para terminar, pense que maravilhoso seria você ouvir…

Eu gosto de trabalhar com você!

Veja também

Por que deveríamos contratar você?
21.08.2019
O que fazer quando você sente sua carreira estagnada?
04.09.2019
Como as pessoas bem sucedidas melhoram?
22.03.2019
A vida é boa, e pode ser boa para quem trabalha com você
30.05.2019