Quando inicio um processo de Coaching Comportamental busco entender como é possível ajudar as pessoas a se tornarem ainda melhores. Algumas perguntas são feitas para direcionar o trabalho que será realizado. E as respostas para essas questões são o ponto inicial de todo o processo de mudança que será realizado.
Costumo dizer que ao iniciarmos um processo de Coaching, iniciamos uma viagem juntos. Seremos companheiros nessa jornada, Coach e Cliente, por um tempo estaremos caminhando lado a lado.
Como definir essa rota? Como não errar na escolha dos comportamentos chave? Como entender o que é importante para o profissional? Gosto de trabalhar algumas perguntas para ter essas informações tão importantes para o processo.
Estas são algumas das perguntas direcionadas para conhecer melhor os objetivos de cada pessoa que busca se desenvolver:
- Onde nós estamos indo?
- Onde você está indo?
- O que você pensa estar fazendo bem?
- Me dê algumas sugestões para seu desenvolvimento.
- Como eu posso te ajudar a chegar lá?
É neste sentido que eu gostaria de escrever este texto, compartilhando como acontece a identificação dos pontos de melhorias, como conseguimos chegar em uma autoanalise dentro deste processo, como trabalhamos os pontos corretos e importantes para o desenvolvimento profissional. Como saímos do bom para o ótimo.
São cinco questões básicas, simples, mas que despertam uma grande reflexão em relação ao que queremos alcançar.
Como ajudar as pessoas a identificar e decidir quais áreas eles querem mudar. Afinal a mudança é do cliente e não do Coach, e nessa missão o papel do Coach é de ajudar o profissional a perceber como é possível fazer melhor.
Saiba quem você é, onde você está, e o que precisa alcançar. Esta é a primeira etapa do trabalho.
As perguntas são de fácil compreensão, porque a ideia não é complicar o que é simples. O objetivo é conseguir informações de valor, com uma lógica, uma razão para acontecer.
É importante que o profissional escolha mudar algo que seja importante e necessário, assim ele estará comprometido com o processo.
O Coaching é um negócio baseado em necessidades. Como por exemplo quando precisamos ir ao dentista, salão de beleza, ou a um restaurante italiano, só entra quem precisa daquele serviço ou aquele que quer comer comida italiana. Não podemos iniciar um processo de Coaching sem entender a necessidade que existe em fazê-lo.
A mudança de comportamento é sempre um grande desafio, porque estamos acostumados a fazer, a agir de uma forma e precisaremos treinar o novo comportamento. Mas quando alcançamos a mudança, é um grande progresso, crescemos, aprendemos, amadurecemos como pessoas e como profissional.
Escolha algo no seu comportamento que seja importante melhorar, que seja importante para você, sua empresa, sua família…e permita-se fazer mudanças. Não corra o risco de levar uma vida imutável.
Vamos tentar?
O QUE EU GOSTARIA DE MUDAR QUE É IMPORTANTE E NECESSÁRIO?
O QUE EU POSSO FAZER PARA MELHORAR ISSO?
Que suas respostas possam ajudar você a sair do ponto A para o ponto B, ou seja, do bom para o ótimo. Boa reflexão!