04.09.2019

O que fazer quando você sente sua carreira estagnada?

  • Home /
  • Blog /
  • O que fazer quando você sente sua carreira estagnada?

Você já se sentiu alguma vez estagnado profissionalmente, sem conseguir usar do seu potencial para alavancar sua carreira? Ou que não conseguia atingir as expectativas da sua empresa ou de seus clientes?

Passei por essa apreensão algumas vezes na minha vida profissional, e posso afirmar que muito do meu desenvolvimento veio destes momentos incômodos. 

Quando nos sentimos presos, sentimos também o desejo de avançar, e percebemos a necessidade de algumas mudanças. No entanto, nem sempre sabemos fazer as mudanças necessárias, não entendemos como mudar o que é preciso, e como avançar para um futuro promissor.

Quero compartilhar algumas dicas que aprendi sobre esse desafio e que pode ser útil para você, tanto quanto foi pra mim.

A primeira é: invista em você

Busque o aperfeiçoamento e desenvolvimento. Entenda o que precisa ser melhorado e ajustado na sua carreira. 

Pense sobre o que é preciso aprender de novo e atual. Em qual área é fundamental aprofundar, e onde buscar por esse aprimoramento. 

Adquira novos conhecimentos participando de eventos na sua área de conhecimento, uma conferência/congresso para ouvir ideias, perspectivas, e até mesmo conversar com pessoas que possam acrescentar algo especial e novo na sua performance profissional.

Todas as vezes que me sinto estagnada, me coloco em movimento em busca de um novo conhecimento na minha área, e isso é encorajador e muito instigante.

A segunda: ajude os outros, invista nas pessoas.

Acredito muito na lei do retorno. Quando nos dedicamos a ajudar alguém, nos beneficiamos de sentimentos bons, e isso ajuda mentalmente a nos sentirmos melhores e mais fortalecidos para seguir adiante.

Imagine em uma empresa, quando nos dedicamos a ajudar uma equipe, um colega, isso pode ser um laboratório para o nosso aperfeiçoamento. A partir da experiência de mudar o resultado do outro eu consigo refletir sobre as minhas dificuldades, e fazer comigo o que estou sugerindo que o outro faça.

Quando ajudo alguém a ser promovido, eu construo um Know how em como avançar com pessoas, e isso é extraordinário. Além de uma grande oportunidade de se desenvolver como líder e mentor.

A terceira: zelo mental e físico 

Essa é uma regulagem relevante quando nos sentimos paralisados profissionalmente. Costumo conversar sobre isso com meus clientes, e o resultado dessas conversas é quase sempre uma nova meta em relação a esse novo hábito. 

A atividade física passa a ser muitas vezes uma mudança planejada, e alinhada com outras ações que levam a pessoa a um novo estágio profissional. Pratique um exercício físico, algo que você goste, qualquer coisa, mas cuide de você, da sua saúde e da sua mente.

E por fim, de maneira geral, take action, se coloque em movimento, estando parado nada de novo pode acontecer. Faça o seu melhor, porque todos os dias podemos fazer alguma coisa superior, nosso potencial é algo surpreendente. E pense em como você pode ajudar alguém a deixar de se sentir preso, estagnado profissionalmente. Isso certamente o ajudará a encontrar um novo caminho. Isso cria energia positiva para fazer qualquer coisa melhorar. 

Veja também

Entenda como impulsionar uma mudança de comportamento
24.06.2019
O que fazer quando você sente sua carreira estagnada?
04.09.2019
Qual é o meu atual gargalo de liderança?
22.03.2019
A importância do autoconhecimento para o crescimento profissional
22.03.2019