02.07.2019

LÍDERES BEM SUCEDIDOS MELHORAM COM FEEDBACK E FEEDFORWARD

  • Home /
  • Blog /
  • LÍDERES BEM SUCEDIDOS MELHORAM COM FEEDBACK E FEEDFORWARD

Nesse artigo vamos falar sobre Feedback e Feedforward, e entender o quanto esses dois processos podem mudar o rumo dos seus planos de crescimento em liderança. 

O fato é que, definir uma mudança comportamental em liderança requer uma coleta de informações ampliada e segura, e além disto, saber o que fazer com tudo que recebemos de mensagens nos retornos de nossos chefes, colegas e equipe.

De maneira bem descomplicada, vou fazer uma comparação entre os dois termos. Enquanto o Feedback trabalha com dados e históricos do passado, o Feedforward ajuda na visão futura da mudança, e no planejamento de como atingir melhorias no que foi identificado. Os dois são indispensáveis, e quando utilizado em conjunto contribui de forma assertiva para o desenvolvimento profissional. 

É importante reforçar que os dois são necessários em um processo de crescimento em liderança. Cada um em seu momento.

A maioria dos programas de Coaching se concentram no Feedback como sendo a chave para a melhoria. E quase sempre ele é utilizado para baixo, do líder para a equipe. No entanto os Feedbacks onde a equipe pode fornecer informações sobre, por exemplo a eficácia de uma liderança, é cada vez mais implementado dentro das organizações, e muitas vezes realizados através dos assessments ou avaliação 360. 

Então, pergunto: Como ajudar as pessoas a atingirem melhores resultados com a técnica Feedforward?

Tenho visto muito líderes utilizando Feedforward, e buscando sugestões para ações que auxiliem em mudanças comportamentais no futuro. Mas para chegar nesse estágio, é necessário entender um pouco mais sobre os benefícios desta ferramenta e como usá-la a seu favor.

A revolução da técnica Feedforward ajudou muito a termos um maior foco no futuro, e como ajudar as pessoas a partir das informações recebidas em um relatório de Feedback. Ainda assim, a principal dificuldade das pessoas quando identificam os pontos a serem desenvolvidos é: como eu consigo chegar lá. 

Ouço muitas pessoas diariamente, e percebo que o ponto mais conflitante é entender como fazer a mudança após terem acesso a todas as informações de um relatório de Feedback. É muito comum eu ouvir frases como esta: “OK Paula! Isso não é novidade, eu aceito as informações positivas e negativas sobre mim, porém não sei chegar nestas mudanças sozinho, não sei como fazer isso.”

Alcançar a excelência em liderança, não precisa ser um caminho tedioso, ou sofrido, pelo contrário, deve deixar a pessoa entusiasmada, afinal estamos indo atrás de uma melhor forma de fazer seu trabalho, ou melhorar um comportamento/hábito que seja impactante para o crescimento desta pessoa.

O uso do Feedforward é uma alavanca essencial na mudança de um comportamento e no desenvolvimento da liderança. E nesse momento é o próprio líder que está no comando, ele define para quem pedir ajuda, e inicia uma nova jornada de aproximação com pessoas chave, que se tornam parte do processo e passam a acompanhar e perceber o quanto o líder está atingindo as suas metas de mudanças comportamentais.

Marshall Goldsmith, o criador da ferramenta Feedforward reforça sobre o uso deste método, especialmente indicado para pessoas de sucesso, onde diz que, pessoas bem-sucedidas gostam de receber ideias que possam ajudá-las a atingir seus objetivos.

É por essa razão que sugiro uma maior atenção ao uso do Feedback concentrado em ações específicas de acontecimentos de fatos importantes e o Feedforward, por essa imensidão de possibilidades que criamos quando utilizamos esses recursos, e avançamos para o planejamento de ações futuras. 

E por fim, o benefício mais poderoso para toda essa metodologia é, além de todo o crescimento alcançado pelo líder, o uso do Feedback e Feedforward podem auxiliar e melhorar radicalmente a comunicação e o relacionamento do líder com suas equipes e chefias. E o resultado disso tudo, são empresas muito mais dinâmicas e muito mais preparadas para ajudar seus profissionais a olhar para frente. Afinal todos nós podemos fazer algo em relação ao futuro, direcionando os nossos esforços naquilo que ainda pode ser mudado. 

Veja também

Como ir do bom para o ótimo com um processo de Coaching Comportamental?
07.05.2019
Quão incluso você se sente nas decisões da sua empresa?
18.10.2019
A vida é boa, e pode ser boa para quem trabalha com você
30.05.2019
O que fazer quando você sente sua carreira estagnada?
04.09.2019