13.02.2020

Como ter um ótimo começo de ano e ter um melhor desempenho profissional em 2020

  • Home /
  • Blog /
  • Como ter um ótimo começo de ano e ter um melhor desempenho profissional em 2020

Neste artigo vamos falar sobre resultados profissionais e em que consiste sua responsabilidade para que seu desempenho profissional seja ainda mais elevado.

Nos últimos dez anos venho acompanhando profissionais que buscam crescimento, e desejam desenvolver habilidades e comportamentos chave para alcançar um nível mais alto em suas carreiras. 

É fato que uma das principais responsabilidades para obter crescimento profissional é o investimento em conhecimento. Esse é um caminho essencial! Planejar o que aprender de novo, quais serão os novos conhecimentos para este novo ano, é sem dúvida uma ação estratégica para o seu crescimento.

Impressionante também, como a busca por mudanças levam as pessoas a explorar mais o autoconhecimento e entender o que elas precisam fazer para se tornarem ainda melhores  e mais competitivas. É notável que quanto mais alto o nível do profissional, mais ocorre a busca por aconselhamentos, orientações ou mentorias. 

A cada novo ano, nos sentimos entusiasmados a fazermos mudanças profissionais, buscando entender  claramente o que precisa ser feito para que possamos turbinar nossas carreiras.

Então vamos falar sobre os seus resultados e como está sua carreira neste momento. O quão dedicado você se encontra em construir o seu alicerce para um futuro promissor e uma carreira de sucesso. 

Existem alguns caminhos para que você consiga dar um up grade na sua carreira. Vou passar algumas dicas estratégicas para que você possa iniciar 2020 preparando as ações necessárias para este desenvolvimento. 

Primeiro faça uma verificação real do que está precisando ser modificado em sua carreira. Quando enxergamos os gaps entendemos mais facilmente se nossas qualificações precisam ser aprimoradas. 

Segundo ative sua percepção. Quais são as coisas certas que estou fazendo. Quais são os meus comportamentos limitantes, que me impedem de avançar para o próximo estágio. 

O grande pensador de liderança Peter Drucker dizia que o líder e, por consequência seus trabalhadores do futuro seriam mais valorizados pelos seus comportamentos do que até pelo seus conhecimentos. 

Portanto se algum comportamento ruim estiver atrapalhando sua carreira, você precisa identifica-lo rapidamente, e trabalhar na construção de novas atitudes que irão corrigir este problema.

Terceiro entenda como as pessoas ao seu redor te percebem. Quais são as áreas de mudança que essas pessoas entendem serem importantes para você neste momento. Converse sobre isso com seus colegas e chefias.

E por último, analise como você está hoje em relação ao seu trabalho. Você está onde gostaria de estar? Está satisfeito (a) com o que conquistou? Se sente valorizado (a) por seu potencial? Você acredita estar no caminho certo? Percebe que está fazendo diferença no mundo? Se essas respostas forem positivas, os ajustes possivelmente serão pequenos, e seguramente você terá grandes chances de alcançar ainda mais sucesso na sua trajetória profissional em 2020.

Entenda  também que a definição de sucesso profissional é absolutamente pessoal. Pode estar relacionado a reconhecimento por seu trabalho, por um ganho mais lucrativo, ou uma posição de prestígio. 

Desfrutar de um bom relacionamento com colegas e chefias também é um dos pontos que faz diferença positiva quando avaliamos nosso momento profissional. Mas em síntese progredir profissionalmente significa você estar animado com o que faz e com os resultados que entrega. Portanto essa evolução é muito particular, e cada profissional terá seus objetivos específicos.

Pronto para levar sua carreira para o próximo nível?  

Veja também

Um olhar produtivo em meio à crise
04.05.2020
Como ir do bom para o ótimo com um processo de Coaching Comportamental?
07.05.2019
O quanto fazer follow up com stakeholders impacta na percepção dos resultados de um processo de Coaching Executivo
26.11.2019
A vida é boa, e pode ser boa para quem trabalha com você
30.05.2019